Estamos em:

HISTÓRICO DA ENTIDADE

E-mail Imprimir PDF

BIÊNIO 2009/2011 - INOVANDO EM AÇÃO

HISTÓRICO DA ENTIDADE

A Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato foi fundada em 30 de maio de 1990, tendo a frente como primeira presidente a Senhora Eliane Garcia Gomes, Primeira Dama do Município de Várzea Grande. Com o propósito de associar as primeiras damas do estado e dos municípios, visando qualificar, subsidiar, promover, apoiar, incentivar, eventos e ações com a efetiva participação das primeiras damas, nas ações do estado e municípios.

Não há registros escritos que demonstrem as ações da APDM da data da sua criação a 1996, o que não possibilita mencionar as ações neste período.

Em 1997/1998 a Associação foi presidida pela presidente Iraci França primeira dama de Cuiabá e de 1998/2000 teve como presidente a primeira dama de Poconé Ornella, segundo registros, em ambos períodos a associação começa dar os primeiros passos no engajamento com as questões referentes a Assistência Social, onde promovem  algumas reuniões e encontros de pólos com o apoio da PROSOL .

Em 2001, A APDM tem como presidente a Primeira Dama de Rondonópolis Ana Carla Muniz, inicia-se uma nova  fase na  APDM, através de um planejamento sistemático conseguiu-se trazer as primeiras Damas e Gestoras Sociais  à debates  relevantes da atualidade, com objetivo de qualificá-las , motivá-las e incentivá-las para o exercício da gestão de Assistência Social em seus municípios.

Atualmente a Associação das Primeiras Damas é reconhecida no Estado como entidade atuante na defesa das questões sociais, com atuação política, técnica e operacional efetiva, quebrou o paradigma de uma associação de aglomeração de interesses “meramente femininos” , conquistando espaço e  credibilidade.

Vale ressaltar que a Associação das Primeiras Damas enquanto entidade defensora da Assistência Social representa de forma abrangente as Gestoras e Gestores Sociais que não sejam Primeiras Damas.

Em suma, a APDM atua no fortalecimento e defesa dos municípios e da Política de Assistência Social, contribuindo para a construção de um novo paradigma de gestão social nos municípios e incentivando a participação política das primeiras Damas e/ ou gestoras sociais.

No ano de 2008 houve uma mudança estatutária importante, onde, que mostra a abertura da Associação, nas ações voltadas as políticas públicas de assistência social.

Parágrafo Primeiro – A fim de cumprir suas finalidades, a Associação poderá organizar-se em tantas unidades quantas forem necessárias, ou mesmo através de representações, a critério da suas associadas, mediante resolução da Assembléia Geral.

Art. 4º - A APDM-MT tem por finalidade fomentar o desenvolvimento dos municípios matogrossenses, através de um conjunto integrado de ações e intervenções sociais, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, a garantia de direitos e á proteção das crianças, adolescentes, jovens, idosos, das pessoas com deficiência e das famílias, competindo-lhe:

I. Assessorar os municípios associados, representados pelos seus diversos atores sociais, em assuntos de interesses sociais através de treinamento e troca de experiências capazes de assegurar realizações de trabalhos conscientes, efetivos e eficientes.

II. Desenvolver trabalhos de natureza social, que possibilitem uma melhora na qualidade de vida através da garantia de direitos e da proteção social das crianças, adolescentes, jovens idosos, das pessoas com deficiência e das famílias dos municípios matogrossenses.

III. Dar apoio as atividades administrativas desenvolvidas nos Municípios, em benefícios desses, inclusive prestando assessoria e cooperando, supletivamente, no desenvolvimento dessas atividades.

IV. Defender a participação das Primeiras Damas e agentes sociais no processo político administrativo do Estado e Municípios Matogrossenses.

V. Participar de quaisquer congressos, eventos ou reuniões voltados para o desenvolvimento municipal.

VI. Quando necessário publicar livros, revistas e jornais sobre assuntos de interesses sociais e culturais, sempre que relacionados às atividades fins da APDM-MT.

VII. Manter assíduo intercâmbio com os serviços públicos e privados, de modo a formular com segurança a linha de sua política e prestar com firmeza as informações e assistência que lhe forem solicitadas.

VIII. Desenvolver atividades de capacitação e orientação às Primeiras Damas e suas equipes locais.

IX. Exercer outras atividades correlatas aos objetivos sociais da APDM-MT.

X. Discutir junto a entidades competentes como CIB, Secretaria de Estado de Trabalho Emprego Cidadania e Assistência Social – SETECS, Conselho Estadual de Assistência Social e demais entidades competentes, em questões pertinentes ao orçamento da Assistência Social e outros.

XI. Estimular a participação das Primeiras Damas no processo político administrativo do Estado e dos Municípios, bem como nos aspectos sociais econômicos e culturais;

XII. Estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre as Primeiras Damas, para a realização das atividades que visem interesses comuns e o crescimento da APDM-MT.

Principais atividades realizadas

A Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado de Mato Grosso engajada com trabalho e fortalecimento da Assistência Social apresenta-se voltada para o reconhecimento de que a consolidação desta política pública como direito social ainda exige o enfrentamento de importantes desafios.

É fundamental que os municípios sejam capazes de descobrir caminhos e mecanismos mais eficazes de atendimento a sua população, de planejar e assumir o gerenciamento de seus programas. Para tanto é preciso redimensionar o processo de municipalização com a mudança de mentalidade, treinamento em gestão social e aquisição de equipamentos sociais para implementação de ações sociais embasadas em conhecimento com competência para responder as demandas sociais de seus munícipes.

Nesse sentido, a APDM coloca-se como mediadora deste processo de operacionalização de Assistência Social, atuando como Instituição de capacitação, articulação e mediação técnica e política das gestoras sociais, confiando e investindo na expressiva capacidade de construção e assimilação progressiva de bons procedimentos técnicos e operacionais realizados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social realizando:

· Capacitações in Loco para Técnicas Sociais e equipe das Secretarias Municipais de Assistência Social, interiorizando assim as ações da APDM em nos municípios do Estado de Mato Grosso e Encontros de Pólos;

· Assessoria Técnica Social aos municípios na área da Assistência Social e interação com as demais políticas Públicas, através de elaboração de projetos e repasse de informações sobre captação de recursos entre outros que se fizeram necessários;

· Participação das técnicas como Conferencistas, nas conferências municipais da Assistência e Assistência Social;

· Aproximação nas relações entre APDM e SETECS e demais entidades;

· Auxílio no cadastramento e seleção de profissionais para os municípios;

· Realização anual de Encontros para as Primeiras Damas e Gestoras Sociais com temas salutares para a APDM, bem como troca de experiências entre as gestoras sociais e sua equipe técnica.

Capacitações oferecidas pela APDM, com as técnicas assistentes sociais da associação:

- Aprendendo a conhecer seu Conselho

Para Conselheiros:

Tutelares

Direitos da Criança e do Adolescente

Assistência Social

Direitos da Mulher

Da Pessoa Idosa

(cada um dentro da sua especificidade)

- Desvendando o SUAS (CRAS, CREAS, BOLSA FAMILIA, NOB/SUAS)

Para profissionais das Secretarias Municipais de Assistência Social

(Secretária, monitores, coordenadores, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, auxiliares, outros trabalhadores envolvidos)

- Relacionamento Interpessoal

Para equipes multiprofissionais das Prefeituras

- Motivação

Para equipes multiprofissionais das Prefeituras e/ou usuários da Secretária de Assistência Social (ex: Bolsa família)

- Liderança

Para equipes multiprofissionais das Prefeituras e/ou usuários da Secretária de Assistência Social (ex: encontros rurais, mulheres, entre outros)

  HISTÓRICO DA ENTIDADE

 

Av. Historiador Rubens de Mendonca, 3920 - Centro Politico Administrativo Cuiaba - MT, 78055-000 - Fone: (0xx) 65 3644-2723
Email: contato@apdmmt.org.br ou apdm@brturbo.com.br - Website: www.apdmmt.org.br